segunda-feira, 22 de agosto de 2011

1930 a 1939

1930 - A cidade crescia e com ela a necessidade de haver mais escolas. Neste ano foi criado mais quatro grupos escolares: o Cesário Alvim, José Bonifácio, o Diogo de Vasconcelos e o Flávio dos Santos.
  • A Avenida Floriano Peixoto passou a chamar-se Avenida Brasil.
  • 27/09- Inauguração da fábrica de biscoitos Aymoré. Sua localização era na rua Timbiras com Santa Catarina.
  • 03/10- Belo Horizonte sofreu com a guerra política, as forças públicas se rebelaram contra as forças federais. As força públicas cercaram o Quartel do 12 RI. O fogo cruzado tomou conta das ruas da cidade, que se viu com os bondes parado, com o comércio fechado e carros que atravessem a cidade deveriam fazer em alta velocidade. O tenente Joaquim Garro, da Força Pública, tentou rastejar até o ninho de metralhadora do 12 RI para explodi-lo, mas foi visto e morto com uma rajada de metralhadora. No final do episódio o Tenente Rui de Brito Melo, oficial que havia iniciado a batalha, foi atingido e morto por uma bala de fuzil. O 12 RI se rendeu encerrando uma das passagens mais negras da história de Belo Horizonte.
1931 - No dia 6 de fevereiro nascia na cidade a Rádio Mineira, a primeira emissora. Sua sede era no Conselho Deliberativo, onde hoje é o Centro Cultural.
1932 - Belo Horizonte ganhava mais um jornal era o "Diário do Comércio", que circulava com 18 páginas em tamanho ofício numa tiragem de apenas 58 exemplares.
  • 14/06- A cidade ganhou o maior cinema do país, o Cine-Teatro Brasil, localizado na Praça 7.
1933 - Inauguração do Aeroporto da Pampulha.
1934 - Inauguração do Colégio Santo Agostinho.
1935 - Os chefes de Estado que recebiam nome de Presidentes passaram a ser chamados de Governadores.
  • Construção do primeiro arranha-céu da cidade, o Edifício Ibaté, na Rua São Paulo contra esquina Afonso Pena. O Edifício tinha dez andares, no seu terraço, foi construído um mirante, que era muito freqüentado.
1936 - O prefeito da época, Negrão de Lima, presta homenagem aos fundadores da cidade dando seus nomes a diversas avenidas centrais que tinha nome de rios e montanhas. A Av. Paraopeba passou a chamar-se Augusto de Lima, a Av. São Francisco, Olegário Maciel, a Av. Araguaia, Francisco Sales, a Av. Paraibuna, Bernado Monteiro, a Av. Mantiqueira, Alfredo Balena e a Av. Itacolomi, Barbacena.
  • O prefeito Negrão de Lima mandou construir uma barragem represando o Rio Pampulha, para evitar futuros problemas de abastecimentos.
  • 03/09 - Nascia a Rádio Inconfidência.
  • 23/01 - O comerciante José Dias dos Santos e Augusto Guerra Coutinho fundam a loja O Mundo Colegial na Rua Rio de Janeiro 352, loja especializada em uniformes escolares atendeu Belo Horizonte mais de 55 anos.
1937 - Construção do Matadouro Modelo, canalização do Córrego da Lagoinha, criação da Avenida Pedro I, abertura das Avenidas Pedro II e Silviano Brandão, construção das fábricas de tecidos da Renascença e Cahoeirinha, canalização do Córrego dos Pintos, calçamento das estradas de Nova Lima e estrada da Pampulha, início à construção do novo prédio da Prefeitura na Avenida Afonso Pena e remodelação do Parque Municipal, todas essas obras foram realizadas por Otacílio Negrão de Lima.
  • O Mercado Municipal sofreu um grande incêndio, e o prefeito autorizou o fechamento do triângulo formado pelas ruas Curitiba, Goitacazes e Avenida Amazonas, para instalar ali um pátio para animais e um abrigo para tropeiros, de forma a evitar o constantes congestionamentos na região.
  • A cidade já possuía 22.000 aparelhos de rádio.
  • Fundação do Colégio Marconi e a Casa de Saúde São José.
  • 28/11 - Inauguração do Minas Tênis Clube.
1938 - Inauguração da barragem da Pampulha, o Viaduto da Floresta e várias pontes sobre o Ribeirão Arrudas e muitos córregos da cidade.
1939 - A previsão máxima de habitantes feita por Aarão Reis era de 200 mil habitantes, e neste ano Belo Horizonte atingiu este número.
  • Instalação na Praça Diogo Vasconcelos, entre a Avenida Cristóvão Colombo e Rua Pernambuco no bairro Funcionários, a Padaria Savassi.
  • Inauguração do novo prédio da Prefeitura na Avenida Afonso Pena.
  • Inauguração do Café Nice, na Praça 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário